quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

IML libera quatro corpos e sete vítimas de acidente com van serão identificadas pelo DNA

Familiares das vítimas do acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (17), que saíram de Três Lagoas e foram até Nova Andradina acompanhar o trabalho da perícia e liberação de alguns corpos, retornaram para sua cidade por volta das 17h. Além do luto, as famílias deixaram a cidade em clima de desolação, uma vez que, apenas quatro corpos foram liberados pelo Instituto Médico Legal (IML), sendo três daquela cidade e um de Dourados.
As vítimas liberadas para as famílias são: Miguel Benites (motorista da carreta), de Dourados; e, de Três Lagoas, Fabiano Bastos Malaquias (motorista da van e responsável pela excursão); Adilson Rodrigues Souza e Antônio Pereira Carneiro, estes dois últimos passageiros da van. De acordo com proprietário do veículo, Fabiano Bastos locou a van em Três Lagoas e se dirigia com lojistas para a cidade de Ponta Porã, onde fariam compras de Natal.
Em Nova Andradina, parentes de primeiro grau forneceram material genético para realização de exame de DNA na tentativa de identificar as demais vítimas. As amostras serão analisadas em Campo Grande e a previsão é de os resultados saiam em uma

semana. As famílias se programaram para viajar à Capital nesta quarta-feira (18) para acompanhar o início da possível liberação dos demais corpos.
Segundo os responsáveis pelo IML de Nova Andradina, a grande dificuldade é que, devido ao fato de os veículos pegarem fogo, alguns corpos foram calcificados, ou seja, transformados em cinzas, o que dificulta a identificação. A gravidade do acidente foi tão expressiva que o número de corpos encontrados não confere com o total de restos mortais localizados. Pelo menos três corpos não teriam sido visualizados no local do acidente.
Solidariedade
A cerca de 50 pessoas que vieram de Três lagoas foram recebidas por voluntários da Paróquia Imaculado Coração de Maria e por grupos das Igreja Adventista do Sétimo Dia, Assembléia de Deus, Casa do Migrante, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde e Corpo de Bombeiros.
Empresas de Nova Andradina, além da Câmara Municipal, fizeram doações de água mineral, refrigerantes e lanches para as famílias que estavam no local à espera de informações.
Márcio Rogério
Familiares das vítimas se aglomeraram no IML em busca de informações

TSE concede liminar e suspende cassação de três vereadores de Campo Grande

O Tribunal Superior Eleitoral concedeu há pouco liminar que mantém os vereadores Thais Helena (PT), Paulo Pedra (PDT) e Delei Pinheiro (PSD) no cargo até o julgamento final do processo por compra de votos. A decisão é do Ministro Henrique Neves da Silva.
Com isso, os suplentes anunciados esta tarde pelo Tribunal Regional Eleitoral, Alex do PT, José Eduardo Cury e José Chadid, respectivamente, não poderão ser empossados no cargo.
“Tivemos o reconhecimento que merecemos. Agora o Superior vai julgar lá novamente, porque o que eu percebi que por aqui teve muito relacionamento e não foi imparcial. A Justiça tarda, mas não falha”, alfinetou Delei Pinheiro.
Para Thais Helena, o momento é de felicidade. “Fiquei muito feliz com a notícia e como já havia dito vou comprovar que não houve compra de votos. Tudo o que foi encontrado foi devidamente declarado na prestação de contas que foi aprovada. Estou muito tranqüila para recorrer e tenho convicção que nada disso aconteceu”, garantiu.
Paulo Pedra definiu a liminar como um alívio. “Graças a deus tem a última instância para julgar e isso nos deixa aliviados. O TSE está fazendo justiça com a gente. Eu só lamento alguns suplentes já agindo como abutres que querem ganhar o cargo no tapetão e não no voto”, criticou.
Quanto ao vereador Alceu Bueno ainda não foi disponibilizada nenhuma decisão quanto ao seu recurso. A reportagem também não conseguiu contato com o vereador.

Justiça Federal suspende reintegração de posse em terra indígena de Japorã

Tainá Jara
O Tribunal Regional Federal de 3º Região, por meio de seu presidente, desembargador Newton De Lucca,  suspendeu, nesta terça-feira (17), a liminar de reintegração de posse da Fazenda Chaparral, uma das propriedades que incidem sobre a Terra Indígena Yvy Katu, em Japorã, distante 484 quilômetros de Campo Grande. De acordo com o advogado terena, Luiz Henrique Eloy, esta propriedade é uma das mais conflituosas.
Conforme o advogado há recursos ainda para serem julgados referentes à reintegração de posse das fazendas São Jorge (antigo Agrolac), da Remanso Guasu e propriedades menores da região, onde incidem 14 propriedades rurais. A terra foi declarada com indígena em 2005.
Atualmente, 4.500 índios da etnia guarani ñandeva ocupam a região. Há quatro dias, eles iniciaram um ritual religioso de “despedida da vida na terra” para resistir à reintegração de posse prevista para ser executada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (18).
O despejo dos índios foi requerido pela juíza da 1ª Vara da Justiça Federal de Naviraí e a suspensão foi solicitada pela Funai Fundação Nacional do Índio (Funai ), nesta segunda-feira (16).

TRE-MS divulga nome de novos vereadores que ocuparão as vagas dos cassados na Câmara

Nesta quarta-feira (18) foram feitas as recontagens dos votos das eleições de 2012 pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) para divulgar quais candidatos entram no lugar dos vereadores cassados por compra de votos.
Francisco Luis do Nascimento (PRTB), conhecido como Saci, ocupará a vaga de Alceu Bueno (PSL). Saci é do grupo político do ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB) e chega à Câmara com a ajuda da coligação, após conseguir 2.758 votos.
A coligação de Bueno, que reúne PRB, PSL, PRTB, PTC, PRP, PPL e PCdoB, conseguiu 46953 votos, mas perdeu os 4089 após a cassação, ficando com 42.864 votos, conforme já havia andiatado o Midiamax.
Alex do PT, que ocupa o lugar de Thais Helena como suplente na coligação do PT, agora garante sua vaga como vereador em definitivo. Eduardo Cury (PTdoB) ocupará a segunda sobra conquistada pela coligação no lugar de Paulo Pedra (PDT).
Já quem fica com a vaga de Delei Pinheiro (PSD) é o atual secretário municipal de Educação, José Chadid, ex-PSDB, que deve deixar o cargo para assumir a Câmara. A assessoria do TRE-MS confirmou que mesmo sem partido ele será diplomado normalmente.
Segundo o TRE-MS, a diplomação acontecerá amanhã (19), às 17h na sede da 54ª Zona Eleitoral, que fica localizada na Rua Delegado José Alfredo Hardman, 180, Jd. Veraneio.