segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Promotor musical morre em acidente entre Ivinhema e Nova Andradina.


Justiça determina novo índice para correção do saldo do FGTS


Recente decisão inédita poderá alterar o método de correção do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O juiz substituto da 2ª Vara Cívelde Foz do Iguaçu, no Paraná, Diego Viegas Veras, condenou a Caixa Econômica Federal a trocar a Taxa Referencial (TR) pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) e assim pagar os valores correspondentes à diferença do FGTS a partir de janeiro de 1999.
O magistrado entendeu que, em consonância com o julgamento do Supremo Tribunal Federal, “a TR não pode ser utilizada como índice de atualização monetária, eis que não é capaz de espelhar o processo inflacionário brasileiro”.

Entenda a tese

O FGTS é constituído de valores que são depositados pelas empresas empregadoras no início de cada mês em uma conta vinculada ao contrato de trabalho e em nome de seus empregados, e atualmente é administrado pela Caixa Econômica Federal.
O objetivo do fundo é garantir que o trabalhador forme um patrimônio com os recursos da conta vinculada. Além de favorecer o trabalhador, o FGTS financia programas de habitação popular, saneamento básico e infraestrutura urbana.
A lei que regulamenta o FGTS é a 8.036/1990 , sendo que nos artigos 2º e 13º, consta expressamente que o saldo constante na conta vinculada, deve ser atualizado e corrigido monetariamente, de acordo com legislação específica, além da capitalização de juros.
Assim, após haver diferentes aplicações de taxas para a correção monetária dos saldos, a partir de março de 1991, a correção monetária do FGTS foi atrelada à Taxa Referencial (TR).
É certo que até o ano de 1998, momento em que havia altas taxas de juros, as taxas fixadas para a TR ficaram próximas aos indicadores tradicionais de inflação. No entanto, observa-se que a partir de 1999 a TR passou a se distanciar, consideravelmente, do INPC e IPCA. Isso porque, houve a queda da taxa de juros da economia, além, é claro, dos critérios implícitos na definição do redutor constante da metodologia de cálculo da TR. Tais acontecimentos fizeram com que a TR chegasse a ser igual a zero.
Assim, no atual cenário observa-se uma inflação que supera 6% ao ano, enquanto a TR chega a resultado zero.
Dessa forma, verifica-se que os saldos das contas vinculadas ao FGTS, estão defasados, devendo, portanto, serem revistas as formas de atualização.
Ocorre que, conforme prevê a legislação brasileira, o índice de atualização monetária somente pode ser modificado por lei, ou ainda, no caso do FGTS, a modificação da fórmula de cálculo da TR pode ser feita pelo Banco Central.
Considerando que nada disso ainda foi feito, uma saída é o ingresso de ação judicial visando a correção dos saldos das contas vinculadas ao FGTS pelo INPC, que é o índice que melhor reflete a atualização monetária no mercado.
Há de se ressaltar que o STF, acerca da aplicação da TR no âmbito dos precatórios judiciais, já se manifestou no sentido de que “a Taxa Referencial não reflete a perda do poder aquisitivo da moeda”, sendo possível entender, portanto, que se a TR não é índice eficaz para a correção dos precatórios, não há razão para que seja aplicada aos saldos das contas vinculadas ao FGTS.
Pautando-se em importantes decisões favoráveis, conclui-se que, sendo a TR considerada índice de correção monetária, não pode ser reduzida à zero ou simplesmente não recuperar o valor da moeda, fato esse que vem ocorrendo nos últimos tempos e que afronta integralmente o artigo 2º da Lei 8.036/90, já que referido dispositivo garante a devida atualização monetária aos depósitos feitos na conta vinculada ao FGTS.

Presidente Vargas mais uma avenida de Dourados com nova iluminação


Dando prosseguimento às ações de melhorias na iluminação de ruas e avenidas de Dourados, a prefeitura de Dourados, através da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) concluiu este mês a troca de todas as luminárias dos superpostes da Avenida Presidente Vargas.
Em toda a extensão, começando na entrada dacidade, pela rodovia MS-156 (acesso a Itaporã), até a Avenida Marcelino Pires, todas as luminárias que antes eram a vapor de sódio (amarela) foram substituídas pelas de vapor metálico (branco). No total foram instaladas 104 novas luminárias em 60 superpostes em toda a extensão da via. As luminárias ficam a 9,5 metros do solo.
De acordo com o secretário municipal da Semsur, Luiz Roberto Martins Araújo, em cada superposte foram instaladas duas luminárias de 400w com braços longos, que proporcionam maior luminosidade, resultando maior visibilidade para os motoristas que trafegam pela via. “Anteriormente, com a antiga iluminação, a visibilidade era comprometedora para trafegar na via, agora o visual é outro, totalmente reformulado”, comentou o secretário.
Segundo ele, a mudança faz parte da proposta do prefeito Murilo de reestruturação do trânsito na cidade. A mesma mudança já foi feita na Rua Hayel Bon Faker, no final de 2013. Na via todas as luminárias dos superpostes foram substituídas pelas lâmpadas de vapor metálico.
A população aprovou a mudança porque a visibilidade aumentou, proporcionando mais segurança para quem trafega na via. “Por outro lado, tanto a Presidente Vargas como a Hayel Bon Faker são vias de entrada da cidade, ‘cartões postais’ para quem chega em Dourados e justo apresentar uma iluminação de qualidade”, comenta.
O secretário lembra que as mudanças de luminárias vão continuar este ano. A próxima via a ser trabalhada é a Avenida Marcelino Pires, onde as lâmpadas dos superpostes também serão substituídas. A previsão é que este ano a revitalização das luminárias também seja feita nas ruas Joaquim Teixeira Alves e Weimar Torres.

Com dois a menos, Ubiratan vence o Naviraiense

O Ubiratan foi até Naviraí e venceu na tarde deste domingo (26) o Naviraiense, pelo placar de 3 a 0. Esta foi a primeira vitória do Leão da Fronteira na competição e soma agora quatro pontos, superando o rival no Grupo B.
Com dois jogadores a menos desde a metade do segundo tempo, o time não sofreu pressão do adversário, que ainda perdeu um pênalti com Pablo.
Os gols da equipe douradense foram marcados por Rodrigo, de pênalti aos 11 da primeira etapa e Alex Cruz aos 19. Na fase complementar, Joel fechou o placar aos nove minutos.

Estudante finge ser jornalista e ganha 20 mil seguidores no Twitter

estudante inglês Sam Gardiner se passou por jornalista esportivo e após divulgar supostas trocas de mensagens com jogadores profissionais e treinadores ganhou cerca de 20 mil seguidores no Twitter, segundo informações publicadas pelo site  do jornal Financial Times. O jovem, 16 anos, entrou no Twitter como uma jornalista loira com a intenção de conquistar mais de 50 mil seguidores. Na sequência, fingiu ser um ex-olheiro de futebol que se tornou repórter e começou a fazer sucesso ao postar rumores de transferências de jogadores e falsas estatísticas de jogos, segundo o Financial Times.
Contudo, em 2012, alguns jornalistas alertaram que o perfil era falso. Em resposta, o jovem criou um novo perfil afirmando ser escritor no Daily Telegraph e no Financial Times. Ele novamente resolveu criar especulações de transferências e alcançou sucesso quando o técnico Roberto Di Matteo foi demitido do Chelsea. Isso porque Gardiner colocou uma mensagem em seu perfil, no dia anterior à demissão, afirmando que tinha informações de algumas fontes que asseguravam que o italiano perderia o emprego. O sucesso foi tanto que ele começou a ser seguido por alguns jogadores de futebol, como Gran Holt, do Wigan.
A fraude só foi descoberta após Gardiner plantar a notícia de que o Liverpool estaria contratando o egípcio Mohamed Salah junto ao Basel por 9 milhões de euros. A notícia fez muito sucesso e chegou a ser manchete de jornais egípcios, segundo o FT. Contudo, a fraude foi descoberta por um repórter do The Telegraph, que denunciou o jovem. Após perder a conta que possuía no Twitter, Gardiner agora quer ser jornalista de verdade e teria afirmado ao FT que irá estudar para isso.

sábado, 25 de janeiro de 2014

Jovem desaparecido é localizado em Dourados

Adriano Moretto, com Osvaldo Duarte
Jonas Alves Rossato, 23, foi localizado nesta manhã numa fazenda no município de Dourados. Morador  no interior de Santa Catarina, ele deixou a casa onde morava no dia 21 com destino a Sinop (MT) na casa do avô e não deu mais notícias.
Dois dias depois, a polícia localizou o carro do rapaz abandonado na MS-162, entre Dourados e Maracaju.
Ele disse que no dia 21, o Fiat Pálio em que estava apresentou problemas e ele saiu para pedir ajuda, porém ao retornar para buscar o carro, não mais o encontrou e foi acolhido na propriedade rural.

Droga que seria levada para MG é apreendida na BR-163

Policiais rodoviários federais apreenderam ontem (24), 214 tabletes de maconha - totalizando 187 kg. A droga estava escondida no interior do veículo Hyundai/HB20 placa de Minas Gerais, com ocorrência de furto em Belo Horizonte, conduzido pelo técnico de refrigeração de 44 anos, morador em Montes Claros (MG).
Ao ser abordado no posto de fiscalização da PRF o condutor empreendeu fuga e após acompanhamento dos policiais foi preso.
Ao ser indagado o preso informou que recebeu a droga em Ponta Porã e levaria até Paracatu/MG. Pelo transporte receberia R$ 5 mil. A apreensão foi no KM 364 da BR 163 e encaminhada para Delegacia de Polícia Civil em Nova Alvorada do Sul.

Polícia fecha ‘Boca da Maria’ e quatro são presos no Parque II

Adriano Moretto, com Osvaldo Duarte
Quatro pessoas foram presas na noite de ontem (24) em Dourados acusadas por tráfico e associação ao tráfico de drogas. O flagrante foi feito pelo SIG (Serviço de Investigações Gerais) da Polícia Civil, na rua Andrelina Vilela dos Reis, no Parque das Nações II.
Segundo o apurado pelo Dourados News, policiais receberam denúncia de que o local, conhecido como ‘Boca da Maria’, funcionava como ponto de comercialização de entorpecentes e começou a monitorar a região.
No início da noite, duas pessoas numa Honda CG Titan, placa HSN-1886 chegaram até a casa e saíram em seguida.
Os policiais se dividiram e enquanto uma equipe abordou Carlos Euvani Pereira Silva, 27, morador no Jardim das Primaveras e Cleonides da Glória Souza, 30, residente no Canaã III, outra adentrou ao local e flagrou Maria Onice Pereira Gomes, 37, e sua filha, Raimara Carielle Gomes de Souza, 19.
Na residência, foram encontradas várias sacolas com vestígios de maconha, porém, não foi apreendido entorpecente. Já com Cleonides, havia um bastão – segundo a polícia, utilizado para introduzi-lo na vagina na tentativa de adentrar presídios – com maconha e outra porção da mesma droga à granel.
Questionada, ela disse que foi contratada para se deslocar até a residência de Maria para pegar uma sacola, enquanto Carlos afirmou que apenas deu carona à mulher, porém, as investigações apontam que ele seria o intermediário do tráfico.
Todos foram encaminhados para o 1º Distrito Policial de Dourados e autuados em flagrante.

Carretas colidem e morador de MS morre na BR-364

Um grave acidente nesta quinta-feira (23) na rodovia BR-364, entre as cidades de Jangada e Rosário Oeste, no Mato Grosso, resultou na morte de Jadir Luiz Meneghetti, de 49 anos, morador de São Gabriel do Oeste (MS).
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), duas carretas bateram de frente. Meneghetti morreu preso às ferragens.
O motorista da outra carreta foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a um hospital na região. O traslado para MS deve ocorrer esta noite.
(Com informações do Edição de Notícias)

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Caixa abre novo concurso para cargos de nível médio e superior


A Caixa Econômica Federal lançou dois editais de concursos públicos para formação de cadastro de reserva para os cargos de técnico bancário novo, engenheiro agrônomo, civil, elétrico e mecânico e para médico do trabalho. Os concursos são para todo o país. Os editais foram publicados entre as páginas 78 e 92 da Seção 3 do "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (23).
Os editais podem ainda ser acessados no site do Cespe/UnB (clique aqui para acessar o concurso para técnico e clique aqui para acessar o edital para engenheiro e médico). O provimento das vagas estará sujeito ao planejamento estratégico e às necessidades da Caixa.

Técnico bancário

O salário para técnico bancário novo é de R$ 2.025,00 para jornada de trabalho de 6 horas diárias, caracterizando 30 horas semanais. O candidato deve ter nível médio.
O aproveitamento dos candidatos será exclusivamente em vagas a serem criadas em unidades localizadas nos municípios discriminados em tabela a ser publicada no Diário Oficial da União e divulgada no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/caixa_14_nm no dia 24 de janeiro de 2014, ou em municípios que vierem a fazer parte do respectivo polo. O técnico bancário prestará atendimento e fornecer as informações solicitadas pelos clientes e público; efetuará todas as atividades administrativas necessárias ao bom andamento do trabalho na unidade; operará microcomputador, terminais e outros equipamentos existentes na unidade; instruirá, relatará e acompanhará processos administrativos e operacionais, entre outras atividades.
Ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados no concurso público de 2012 para o cargo de técnico bancário novo até o término de sua vigência, ou seja, 14 de junho de 2014, ou até o esgotamento do cadastro de reserva no polo/macropolo de opção, prevalecendo o que ocorrer primeiro. O candidato será submetido à investigação social e(ou) funcional, de caráter unicamente eliminatório, no decorrer de todo o concurso público, desde a inscrição até o ato de admissão.
As vantagens oferecidas são participação nos lucros e nos resultados; possibilidade de participação em plano de saúde e em plano de previdência complementar; auxílio refeição/alimentação; auxílio cesta/alimentação. As inscrições devem ser feitas pelo sitehttp://www.cespe.unb.br/concursos/caixa_14_nm de 24 de janeiro a 11 de fevereiro. A taxa é de R$ 37. O concurso público terá duas etapas: provas objetivas e provas discursivas e exames médicos admissionais.
As provas objetivas e a prova discursiva terão a duração de 4h30 e serão aplicadas na data provável de 23 de março, no turno da manhã. Na data provável de 13 de março, será publicado no Diário Oficial da União e divulgado na internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/caixa_14_nm, edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização das provas.
A prova de conhecimentos básicos (comuns a todos os polos) terá língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, atualidades, ética e legislação específica. A prova de conhecimentos específicos (para todos os polos, exceto para os de tecnologia da informação - DF, RJ e SP) terá atendimento e conhecimentos bancários. Já a de conhecimentos específicos exclusivamente para os polos de tecnologia da informação terá tecnologia da informação e conhecimentos bancários.
O concurso público terá validade de um ano, podendo ser prorrogado, a critério da caixa, uma única vez, por igual período, contado a partir da data de homologação do resultado final, previsto para 15 de maio.

Nível superior

O salário para engenheiro agrônomo, civil, elétrico e mecânico é de R$ 8.041,00 para jornada de 8 horas diárias e 40 semanais. Para médico do trabalho é de R$ 4.021,00 para jornada é de 4 horas diárias e 20 horas semanais.
As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.cespe.unb.br/concursos/caixa_14_ns de 24 de janeiro a 11 de fevereiro. A taxa é de R$ 74.
Ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados no concurso público de 2012 para os cargos de engenheiro até o término de sua vigência, ou seja, 8 de julho de 2014, ou até o esgotamento do cadastro de reserva no polo/macropolo de opção, prevalecendo o que ocorrer primeiro. O candidato será submetido à investigação social e(ou) funcional, de caráter unicamente eliminatório, no decorrer de todo o concurso público, desde a inscrição até o ato de admissão.
O concurso terá aplicação de provas objetivas, provas discursivas, avaliação de títulos e exames médicos admissionais. As provas objetivas, a prova discursiva e a avaliação de títulos serão realizadas nas 26 capitais das unidades da Federação e no Distrito Federal.
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas no dia 23 de março, no turno da manhã. Os resultados finais estão previstos para 27 de junho.

Projeto estipula em 60 dias prazo máximo para atraso em entrega de imóveis Projeto de lei (PL 5672/13) em análise na Câmara dos Deputados proíbe construtoras de prever em contrato atraso superior a 60 dias para entrega de unidades imobiliárias autônomas ao comprador. Caso descumpra a determinação, o incorporador ficará sujeito ao pagamento de multa ao proprietário, correspondente a cinco milésimos do valor pago pelo imóvel. Ainda conforme o texto, do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), o valor terá de se atualizado monetariamente por cada mês ou fração de atraso na entrega do imóvel. A multa também será acrescida de juros de 1% ao mês até a data em que se considere cumprida a obrigação de entrega da unidade. De acordo com Beto Albuquerque, a proposta visa coibir prática comum entre as construtoras de prever no contrato tolerância para o atraso na entrega – em cláusulas que normalmente fixam um prazo de 180 dias – e de estipular “mecanismos abusivos de reparação de danos e prejuízos que resultam em indenizações de pouca monta ou ínfimas àqueles que são lesados”. O projeto altera a Lei do Condomínio (4.591/64). Tramitação Em caráter conclusivo, o projeto foi encaminhado às comissões de Desenvolvimento Urbano; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Agência Câmara Notícias)

Dieta com vinho e frutas vermelhas e roxas pode reduzir chances de ter diabetes tipo 2, aponta pesquisa

Tudo que é bom faz mal para a saúde? Apesar de essa parecer uma verdade universal, cada vez mais a ciência tem mostrado que não é bem assim que as coisas funcionam.
Um novo estudo, publicado no Journal of Nutrition, mostra que alimentos ricos em flavonoides podem reduzir riscos de ter diabetes tipo 2, e nessa lista se encontram itens como chocolate, vinho, chás e frutas vermelhas e roxas, que devem ser consumidos, mas sem abusos.
A pesquisa foi conduzida por pesquisadores da Kings College London e da University of East Anglia, ambas no Reino Unido.
Eles investigaram 1997 mulheres com entre 18 e 76 anos que preencheram um questionário sobre sua alimentação.
Depois foi estimada a quantidade total de flavonoides consumidas, além da quantidade especifica de seis subtipos desse nutriente: antocianinas, flavanonas, flavan-3-ols, flavonóides poliméricos, flavonóis e flavonas.
O que eles verificaram é que o consumo em altas quantidades de flavonoides (principalmente as flavonas e antocianinas) reduziram a resistência à insulina, principalmente nas regiões periféricas do corpo, o que resultou em uma menos quantidade de insulina sérica.
As antocianinas estão mais presentes em alimentos de coloração roxa e vermelha, como açaí, uvas, berinjela, entre outros.

Outros hábitos para espantar o diabetes

Comer bem é um dos passos para reduzir as chances de ter diabetes tipo 2. Mas para se blindar de todas as formas.

Veja outras táticas para reduzir o problema.Tenha uma alimentação equilibrada

"A alimentação é um dos pilares mais importantes na prevenção do diabetes", afirma o endocrinologista Fádlo Fraige, presidente da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (Anad).
Isso porque o excesso de peso é um fator de risco para a doença. "Ingerindo mais calorias do que se gasta, a tendência é que o ponteiro da balança suba", explica.
Por isso, elabore refeições ricas em verduras, legumes e frutas e modere no consumo de carboidratos e proteínas.
Que fique bem claro: comer doce não causa diabetes. "O que favorece o diabetes é o sobrepeso e a obesidade, que podem acontecer graças à ingestão excessiva de doces", explica o endocrinologista Balduíno. Por isso, maneire no consumo.
A recomendação merece atenção especial apenas por quem já é portador do diabetes. "Neste caso, a taxa de glicose no sangue pode ficar muito alta, ocasionando a chamada hiperglicemia", complementa.

Afaste o sedentarismo

De acordo com o endocrinologista Balduíno Tschiedel, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, exercícios também são fundamentais para ficar longe do diabetes tipo 2.
Mas fique tranquilo. Ninguém precisa fazer uma grande mudança na rotina para atender a esse quesito.
"Cerca de 30 minutos de caminhada diariamente já é o bastante para afastar o risco de desenvolver a doença", aponta o especialista.
Se possível, entretanto, associe exercícios aeróbicos com atividades que exigem força muscular para queimar calorias e definir o corpo.

Controle o peso

"O excesso de peso faz com que os tecidos do organismo não consigam captar glicose, apesar da ação da insulina", afirma o endocrinologista Fádlo. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, cerca de 80% dos portadores de diabetes tipo 2 tem sobrepeso ou são obesos.
O especialista explica que a insulina é um hormônio que tem como principal função abrir uma porta de entrada nos tecidos para a absorção da glicose.
Por esse motivo, a cirurgia bariátrica se tornou uma boa opção para quem sofre de obesidade e diabetes. Afinal, por meio dela há redução brusca do peso e, consequentemente, melhor captação de glicose.

Cuide do seu sono

A apneia do sono também é um mecanismo de resistência insulínica. Segundo o endocrinologista Balduíno, o distúrbio do sono aumenta a produção de hormônios como o cortisol, que são contrarreguladores da insulina.
"Isso que dizer que eles interferem de forma negativa do balanceamento entre insulina e glicose, aumentando a concentração desta última no sangue", explica o endocrinologista.

Não esqueça dos check-ups

O diagnóstico do diabetes muitas vezes é feito quando médicos diversos, como ginecologistas, solicitam uma bateria de exames.
Mas ao invés de depender desses especialistas, que tal definir uma data para realizar seus check-ups médicos anualmente? "Dentre os exames solicitados costuma aparecer o de glicemia de jejum e, caso haja suspeita de diabetes, um teste de hemoglobina glicada", explica o endocrinologista Fádlo.
O primeiro indica as taxas de açúcar no sangue no momento do exame. O segundo, esses mesmos índices nos últimos 90 dias.

Controle o estresse e a pressão arterial

O estresse aumenta a produção de hormônios contrarreguladores da insulina, assim como os distúrbios do sono.
"Além disso, o estresse crônico é um fator de risco também para a hipertensão, doença que caminha lado a lado com o diabetes", declara o endocrinologista Balduíno.
Ele explica que a hipertensão pode, de alguma forma, antecipar o aparecimento do diabetes, uma vez que ambas as doenças tem mecanismos de aparecimento semelhantes.
Outra questão acerca do estresse é que ele tem impacto inflamatório - ou seja, favorece uma série de processos inflamatórios em nosso corpo, e estes podem agravar ainda mais a produção de insulina e favorecer o acúmulo de glicose no sangue.

Não fume

"A nicotina interfere na ação da insulina, elevando os níveis de glicose no sangue", explica o endocrinologista Fádlo. Entretanto, os especialistas explicam que fumar somente não está relacionado com um aumento do risco de diabetes.
"Ele causa um prejuízo maior a pacientes que já tem diabetes, aumentando o risco de inflamação nas artérias e, consequentemente, um entupimento", ressalta Balduíno Tschiedel.
Entretanto, o tabagismo pode ser um complemento maligno a pessoas que já estão em forte risco para o diabetes, como obesos e hipertensos, uma vez que o cigarro só irá prejudicar o bom funcionamento do organismo.

Maneire no álcool

O excesso de bebida alcoólica pode favorecer o diabetes tipo 2, uma vez que sua ingestão contribui para o excesso de peso, principalmente o acúmulo de gordura visceral (abdominal).
Esse tipo de gordura localizada é a mais perigosa no que diz respeito ao surgimento do diabetes tipo 2, uma vez que ela intensifica a produção de substâncias inflamatórias que geram uma cadeia de desequilíbrio no nosso corpo, levando ao diabetes tipo 2.
O alcoolismo também aumenta o depósito de gordura no fígado, que geram um efeito no pâncreas chamado de lipotoxicidade.
"Ela acontece quando a gordura circulante é tóxica ao funcionamento das células beta do pâncreas", explica a endocrinologista Andressa Heimbecher, de São Paulo.
Esse mau funcionamento das células beta do pâncreas, que causa a resistência insulínica, pode agravar e se transformar em diabetes tipo 2.

Atenção ao uso de medicamentos corticoides

Os corticoides aumentam sobremaneira a incidência de diabetes. "São remédios no geral usados para situações mais agudas, como asmas, alergias, dores articulares - mas aqueles que ministram esses medicamentos com frequência têm muito mais chances de desenvolver a doença", explica o endocrinologista Balduíno.
Esses medicamentos são sintetizados na glândula suprarrenal, pelo cortisol, que por sua vez é um hormônio produzido pelo nosso corpo para regular diversas funções, como o metabolismo dos ossos, proteínas, açúcar e gorduras.
O cortisol é produzido em maior quantidade pela manhã e vai reduzindo com o passar do dia - por isso acordamos dispostos e à noite estamos mais cansados.
"Quando uma pessoa usa corticoides, a produção de cortisol pode ficar alterada, interferindo nesses processos", conta o especialista.
Dessa forma, o uso prolongado desses medicamentos tem ação anti-insulinínica e por isso merecem atenção, principalmente naqueles que já possuem outros fatores de risco para o diabetes tipo 2.

Faça o rastreamento

O diagnóstico do diabetes muitas vezes é feito quando médicos diversos, como ginecologistas, solicitam uma bateria de exames. Mas ao invés de depender desses especialistas, que tal definir uma data para realizar seus check-ups médicos anualmente? "Dentre os exames solicitados costuma aparecer o de glicemia de jejum e, caso haja suspeita de diabetes, um teste de hemoglobina glicada", explica o endocrinologista Fádlo.
O primeiro indica as taxas de açúcar no sangue no momento do exame. O segundo, esses mesmos índices nos últimos 90 dias. O risco de desenvolver diabetes também aumenta caso o indivíduo tenha familiares portadores da doença.
Por isso, buscar saber tais informações pode ser extremamente importante. "Nesse caso, o paciente deve realizar o exames de check-up com maior frequência", aponta o endocrinologista Balduíno.

Contorne o pré-diabetes

Ouvir do médico que você tem pré-diabetes não é sentença, é um alerta. "Ainda é possível reverter casos nesse estágio, desde que o paciente se dedique", aponta o endocrinologista Balduíno.
Comece a mudança adotando uma dieta equilibrada, se possível orientada por um nutricionista, e estipulando uma rotina de exercícios.(Minha Vida)

Mulher perde R$ 10 mil em golpe ao comprar carro pela internet

Uma mulher de 30 anos procurou a Polícia Civil de Campo Grande na tarde de ontem, dia 22 de janeiro, para denunciar uma situação inusitada. A mulher caiu em um golpe e perdeu R$ 10 mil ao tentar compraruma caminhonete Toyota Hilux pela internet.
A vítima contou à polícia que pesquisou o modelo docarro no site Mercado Livre na última terça-feira. O portal é especializado em intermediar compra e venda de mercadorias.
Depois de encontrar uma Hilux ano 2011 de cor preta no anúncio de um vendedor da Bahia, a mulher entrou em contato com o homem. O suposto vendedor disse para a mulher que a venda só poderia ser efetuada se ela depositasse R$ 20 mil em uma conta bancária.
Segundo o site Campo Grande News, a mulher então fez um depósito no valor de R$ 10 mil para garantir a compra. O endereço da agência de veículos identificado no site era a Rua Padre Antônio de Sá em Salvador. Depois de fazer o depósito, a vítima pediu para uma amiga que mora na cidade ir até o local onde a caminhonete estava.
Chegando no endereço, a mulher encontrou a agência de veículos, mas os donos informaram que golpistas usaram o nome da loja para simular a venda de um veículo que sequer existe na agência.
Ao se dar conta do golpe, a vítima procurou a 7ª delegacia de polícia de Campo Grande e denunciou o caso. A Polícia Civil seguirá nas investigações.

Condutor perde controle de carro e mata idosa atropelada na Marcelino





Por volta das 13h de hoje (23) a idosa, Maria Chaves Gonçalves, 84 anos, morreu depois de ser atropelada por um carro que perdeu o controle, no prolongamento da Avenida Marcelino Pires, na rotatória que liga Dourados a Campo Grande e Ponta Porã, nas proximidades do Hotel 10.
Ela estava a pé indo visitar o filho, quando foi atropelada por uma pick up Saveiro Cross, prata, placa EUM – 5382, de Campo Grande, que fazia sentido Campo Grande a Dourados.
De acordo com a perícia, a mulher foi atingida pela lateral do carro e com o impacto foi jogada para cima do para-brisa ela seguia pelo acostamento. O condutor perdeu o controle e desceu em um barranco, em uma rua sem asfalto.
Momento que ela caiu e parou em baixo do veículo e foi arrastada por quase 50 metros.
A idosa morreu antes da chegada dos bombeiros e o motorista abandonou o carro sem prestar socorro à vítima.
(Informações de Ademir Almeida)


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

‘Pais podem perder guarda' diz promotor sobre fotos de crianças bebendo e fumando

“É ilegal, o pai ou responsável pode perder a guarda”, disse o promotor da Infância, Adolescência e Juventude, Sérgio Harfouche do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MP/MS), a respeito de crianças e até bebês com latas de cerveja ou fumando em fotos postadas no Facebook.
“Precisamos dos fatos, local e data”, disse o promotor. Quem quiser fazer alguma denúncia pode procurar a 27ª Vara da Infância e Juventude no prédio do Ministério Público Estadual na rua da Paz ao lado do Fórum de Campo Grande.
“Submeter crianças ao consumo de substâncias tóxicas é crime, não importa se é lícita ou ilícita. Outro exemplo é o pai ou mãe que manda o filho comprar cigarro ou bebida no bar”, disse Harfouche que também comentou que Campo Grande é a capital, campeã nacional em números de adolescentes envolvidos em álcool, “É uma questão cultural, disse”.
“Olha tenho duas coisas para falar, a primeira era que tinha Coca-Cola lá dentro e eu não sou louca de fazer isso”, disse A.E., mãe de uma bebê que teve a foto postada no Facebook com uma lata de cerveja na mãe na matéria Outro caso: Mãe posta foto no Facebook de bebê com lata de cerveja na boca. Esse como outros casos semelhantes aqui publicados, foram denunciados no Conselho Tutelar.
“Estava olhando umas páginas no Facebook e vi uma foto que chamou atenção. Achei um absurdo mais uma criança com uma lata de cerveja na boca como mostra na foto e nos links”, disse o leitor que enviou a foto e preferiu não ser identificado.
Nesta segunda-feira (14), o Midiamax publicou matéria sobre uma jovem, assoprando fumaça de narguilé na boca do irmão que aparenta ter menos de 5 anos de idade.
No comentário da foto, ela que aparente ser adolescente, escreveu “Haha narguis c meu mlk, desdi pequeno ja gostando das coisa boa hihi ((:” A jovem que tem 14 anos, tem aparece em outros fotos com garrafa de cerveja na mão.
“Estava lendo a matéria de um bebê "fumando" narguilé e por acaso encontrei uma foto semelhante no Facebook, é um absurdo”, conta Leonardo Eleutério, sobre a foto do menino com a fumaça do narguilé na boca.
Na postagem alguns usuários se mostram indignados por conta da foto. “Olha, a vida não é minha mas o bem-estar da criança está prejudicado. Está no estatuto da criança e adolescente que fornecer e vender cigarros e outros tipos de fumo é crime”, disse uma usuária da rede social.
Em outro perfil, de um irmão um pouco mais velho da jovem, um garoto de aproximadamente 12 anos, aparece fumando o narguilé e comenta: “nasci pra seer feliiz naum pra te agradaa mermão.. :))”.
A reportagem entrou em contato com a mãe da jovem, e dos dois meninos que alegou não estar em casa no momento. “Eu acho errado isso, não acho certo”, disse A. de 34 anos, que trabalha com serviços gerais.
Porém nas postagens onde aparece a jovem assoprando a fumaça na boca do irmão menor, que foi removida após a matéria, A. escreveu que apoiava a atitude da filha, sabia tudo que ocorria dentro de casa e niguém tinha nada haver com a vida deles.
No último dia 6 deste mês, na reportagem Mãe de criança que aparece em foto com narguilé diz que "mídia exagerou", mostra foto de um bebê com uma mangueira de narguilé na boca, que chocou alguns usuários da rede social. Após a publicação o responsável pela foto declarou não ter noção de que aquilo era tão grave e achou exagero a reação das pessoas.
Por telefone a mãe do bebê disse que não achou que a foto fosse ter tanta repercussão. Segundo a mãe, a jovem que aparece na foto segurando a criança, que tem 9 meses, é amiga de um vizinho seu. Ela contou que estava ao lado da criança no momento e que não viu nada demais, e sim um exagero da mídia.
Já na quinta-feira (8), o Midiamax publicou Homem dá cerveja para bebê e mãe posta foto em rede social, com uma foto de um adulto sentado em uma cadeira com uma lata de cerveja na boca de uma criança que aparenta 2 anos. A mãe da criança também foi contatada via mensagem, mas não respondeu.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é proibido vender, fornecer ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente, sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida, conforme consta no artigo 243.