Meteorologia alerta para ‘tempestades destrutivas’ no Sul, MS e em São Paulo
da Redação
Imprimir
Tempo pode mudar e ventos fortes atingir Mato Grosso do Sul (Foto: Luiz Radai)
Um enorme massa de ar quente e úmida oriunda da Amazônia está chegando ao Sul do Brasil por jatos de baixos níveis, com ventos de 100 km/h, afirma o site Climatologia Geográfica. Segundo o Climatempo, nesta manhã fortes rajadas de vento ocorreram sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina por causa de nuvens muito carregadas que se espelharam sobre estes Estados.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, no Rio Grande do Sul, uma rajada chegou aos 88 km/h em São Borja, às 9 horas. Em Santa Rosa ventou com 68 km/h, às 10 horas e em Canguçu, uma rajada chegou aos 65 km/h, às 10 horas.
Em Santa Catarina, as maiores rajadas observadas até às 10 horas alcançaram 60 km/h em Xanxerê e 59 km/h em Novo Horizonte.
O tempo instável e a tempestade severa será provocada por um mecanismo de trovoadas bastante organizado, tecnicamente chamado de Complexo Convectivo de Mesoescala pode romper-se ao longo deste dia, entre o Paraguai, Argentina e oeste da Região Sul do Brasil.
É importante que essa notícia seja divulgada, já que esses fenômenos podem desencadear vendavais intensos e até tornados.
Os principais órgãos oficiais brasileiros já emitiram alertas. “O grau de “irritabilidade” da atmosfera pode desencadear a ocorrência de tempo muito severo, como chuvas muito volumosas em pouco tempo, o que levaria ao registro de enxurradas e de deslizamentos de massa, vendavais intensos, com alto poder destrutivo, como destelhamentos de construções, quedas de arvores, postes e muros e interrupção de serviços de energia elétrica, telefonia e internet e precipitação de granizo, alguns de tamanho e quantidade significativa, o que levaria à prejuízos econômicos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário