terça-feira, 11 de março de 2014

Bairros ficam sem energia elétrica devido a forte chuva que atinge a Capital

Chuva ficou mais forte no começo da noite de hoje (11) e deixou alguns moradores de Campo Grande sem energia elétrica. A região mais afetada foi a do Shopping Norte Sul Plaza, que atinge a Vila Nhá Nhá, Taquarussu entre outros bairros, onde choveu 15,25 milímetros.
De acordo com a assessoria de imprensa da Enersul, somente 50 solicitações de serviço foram comunicadas a empresa, sendo que 30 já foram atendidas. Eles afirmaram que os casos são isolados e não prejudicam bairros inteiros.
Segundo o Sistema de Monitoramento da prefeitura, na região do Hospital Regional, que envolve o Aero Rancho, já choveu o equivalente a  13 milímetros de água. Os bairros mais atingidos foram os próximos ao córrego Prosa que corta toda a Capital. Nessa região já é registrado 32, 25 milímetros de água.

Mulheres do 1º escalão de Bernal vão à Câmara para dizer não à cassação

Forte chuva causa estragos em Ponta Porã e Defesa Civil está em alerta

Uma forte chuva atingiu Ponta Porã, 323 quilômetros de Campo Grande, na manhã desta segunda-feira (10), e causou muitos estragos. Em uma hora, choveu 21% do previsto para todo o mês.
A Defesa Civil do município ficou em alerta, pois houve diversos transtornos na cidade. Em algumas avenidas, motoristas tiveram que deixar seus veículos que ficaram tomados pela água. Outros decidiram desviar dos pontos alagados passando por cima dos canteiros.
Na área central de Ponta Porã, as ruas ficaram intransitáveis e a água invadiu as lojas do comércio. Em doze bairros mais afastados do centro, as casas ficaram alagadas.
A meteorologia prevê mais chuvas nos próximos dias. Por isso a Defesa Civil, através de um plano emergencial, vai disponibilizar voluntários para ajudar vítimas de enchentes em bairros mais carentes.



Polícia conclui inquérito de roubo e aponta envolvimento de policial paraguaio

A Polícia Civil concluiu as investigações do grupo fortemente armado que rendeu militares e roubou um agência bancária em Antônio João, município a 279 quilômetros da Capital. Segundo o delegado Alberto Vieira Rossi, a prisão de um foragido da Justiça, envolvido no assalto em outro município, foi primordial para a identificação dos demais bandidos. E além do PM de Antônio João, a Polícia recentemente descobriu o envolvimento no crime de mais um policial, de nacionalidade paraguaia.
“Com a prisão do Mauri Nunes da Costa, 33 anos, nós efetuamos buscas juntamente com a Polícia Federal, o Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) e o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e cumprimos ários mandados de busca e apreensão em Ponta Porã, sendo que em um dos endereços foi preso o foragido José Rodrigo Halke Domingues, 28 anos”, explica o delegado.
No local, também estava Valdecy José de Araújo, 47 anos, que apresentou documentos falsos em nome de Alexandre da Silva Araújo. Ele possuía 14 mandados de prisão expedidos pela justiça paulista, com envolvimento direto em roubos a bancos e carros de transportes de valores.
Em seguida, foram localizados Fábio Wilhans Rodrigues de Miranda, 33 anos, acusado de participar diretamente do roubo de Antônio João e de ser o responsável segundo o Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros) pela guarda de parte do armamento. “Ele inclusive foi preso na posse de duas pistolas calibre 9 milímetros e de uma carabina calibre 44”, fala o delegado.
Outro preso pelo Garras, sob acusação de envolvimento no crime é Bruno Alberto de Sousa, 21 anos, que durante abordagem policial dirigia um veículo Fiat Uno, cor vermelha, com placas do Paraguai e apresentou documentos falsos e foi autuado em flagrante, junto com outros comparsas.
Também foi preso durante as operações realizadas pelo Garras para esclarecer o crime, Ronaldo Almeida Cardoso, 46 anos, que cumpria pena no regime semiaberto de Ponta Porã. “O Ronaldo também teve participação direta no crime e tinha ligações com Antônio José de Souza”, afirma o delegado.
Policial envolvido - Durante as investigações ainda foi apurado que o responsável pelo repasse de informações aos criminosos seria o cabo da PM, Márcio Rodrigues, lotado no Batalhão da PM de Antônio João. Segundo o delegado, o cabo inclusive participou de reuniões para o planejamento da ação, que ocorreram na casa de Mauri Nunes e de outros integrantes de Pedro Juan Caballero.
Antolin Gaona Zayas, policial da Polícia Nacional Paraguaia também teve envolvimento no crime, de acordo com as investigações do Garras. “Foi necessário realizar um intercâmbio com a Senad do Paraguai, via Polícia Federal, para troca de informações e continuidade das diligências no país vizinho”, conta o delegado.
As diligências realizadas no Paraguai resultaram na prisão de Antoli, de Sérgio Daniel Riquelme Pucheta, 48 anos e na apreensão de capuzes, coletes balísticos, rádios transmissores, munições e drogas. De acordo com o delegado os coletes apreendidos na posse do policial paraguaio foram subtraídos do banco Bradesco. “Isso reforça as provas em relação a participação dos acusados”, diz.
Recentemente Antônio José de Sousa foi preso na cidade paraguaia Ciudad Del Este, que faz divisa com Foz do Iguaçu, no Paraná. “Ainda está foragido da justiça João Pucheta”, finaliza o delegado.

Com 1 derrota em 12 jogos, Paulo Muller deixa comando do Cene

Apesar da classificação para as quartas de final do Sul-mato-grossense, as 11 vitórias nos últimos 12 jogos e, principalmente, às vésperas da estreia na Copa do Brasil, o Cene mudou o comando do time. O técnico Paulo Muller deixou o cargo e Cláudio Roberto assume o elenco nessa terça-feira (11).
O anúncio da saída foi feito por meio do perfil no Facebook do técnico que agora assume a função de preparador físico. O clube também postou uma mensagem anunciando o nome do novo técnico, que comandou o Sete de Dourados em parte da primeira fase do Estadual.
Em sua mensagem, Paulo Muller afirmou que a missão foi cumprida e que o objetivo era classificar o clube para a próxima fase do Estadual.
“Passo o cargo para o Prof. Claudio Roberto e continuo como preparador físico na qual eu estava acumulando função. O importante é somar forças para levar o Cene ao sexto título estadual”, disse.
O próximo compromisso do Cene é a partida de estreia pela Copa do Brasil nesta quinta-feira (13) contra o Coritiba. O jogo será às 21 horas no estádio Morenão na Capital.
Uma entrevista coletiva está marcada para a manhã desta terça-feira (11), quanto também acontece a reapresentação do elenco.

Governador viaja hoje para Nova York para fazer abertura de exposição

O governador André Puccinelli (PMDB) viaja hoje (11) com destino a Nova York, onde irá fazer a abertura da exposição “Mato Grosso do Sul visto pelo mundo”, que irá mostrar as potencialidades do Estado em diversas áreas culturais. O evento será no saguão da ONU (Organização das Nações Unidas), começa amanhã (12) e se estende até o dia 27 de março.
André irá embarcar no início da manhã de hoje para São Paulo e depois a noite segue para Nova York. A secretária de Produção e Turismo, Tereza Cristina, irá acompanhar o governador nesta viagem.
O legislativo estadual concedeu autorização para que o governador ficasse fora do país, em viagem oficial, até o dia 15 de março, data que está previsto o seu retorno ao Estado.
Evento - As potencialidades que serão apresentadas são das áreas de artes plásticas, artesanato, música, mostra fotográfica, literatura e empreendimentos promovidos com sustentabilidade.
O evento está sendo organizado pela Griffos Gestão Empresarial e Eventos sob a coordenação da empresária Vanuza Jardim. Ela ressaltou que esta ideia surgiu após participar de uma exposição na ONU onde foi divulgado o trabalho de mulheres artesãs brasileiras, mas que não teve a participação de artistas do Estado.
Entre os artistas que irão divulgar seus trabalhos, estará Jonir Figueiredo, que será o curador da mostra de artes. Além dele, haverá a exposição de obras de Humberto Espíndola, Lúcia Barbosa e Isaac de Oliveira. A cantora e compositora Lenilde Ramos também já confirmou sua presença.

Bernal não assina, mas oficial vai até o carro e lê documento

Um oficial de justiça abordou o prefeito Alcides Bernal (PP), por volta das 21h10, desta segunda-feira (10), quando ele desembarcou no Aeroporto Internacional de Campo Grande. O objetivo era entregar a intimação para comparecer ao julgamento da Câmara de vereadores na quarta-feira (12), às 14 horas. Ele se recusou a assinar o documento.
Bernal foi surpreendido pelo oficial de justiça do Fórum de Campo Grande, logo após voltar de Brasília em um voo da Avianca. Assim que saiu no saguão de espera do aeroporto da Capital, o oficial tentou entregar a intimação judicial, mas Bernal se recusou a assinar o documento.
De acordo com assessor jurídico da Câmara Municipal de Campo Grande, Fernando Pinéis, mesmo que o prefeito tenha recusado receber o documento, foi intimado mesmo assim pelo oficial. Provavelmente o funcionário da justiça leu a intimação para Bernal que rapidamente entrou num veículo e saiu.
Para cassar o mandato do prefeito, os parlamentares precisaram contar com o voto de 20 dos 29 vereadores.

O fuleco do Planalto

O ex-presidente Lula, a cartolagem do futebol e um diminuto grupo de empresários ávidos por dinheiro deixaram um presente de “grego” para a presidente Dilma Rousseff e o país, ao trazerem para cá a Copa do Mundo de Futebol 2014. Os mentores do evento erraram feio ao não ouvirem a sociedade se queriam ou não a Copa no Brasil. A cada dia que passa fica mais evidente o descontentamento do povo com a realização do torneio na terra dos pentacampeões mundiais.
Também não é pra menos, tamanho os constrangimentos que o Brasil já passou, desde sua escolha, pela FIFA (entidade máxima do futebol mundial), no dia 30 de outubro de 2007. Começou com o chute no traseiro dado pelo Jérôme Valcker, secretário da entidade, e aí não parou mais, os puxões de orelha continuam até hoje. Na primeira semana de março de 2014, a revista francesa “France Football” publicou reportagem detonando a realização da Copa no Brasil, classificando de bagunça brasileira as lambanças cometidas pelas autoridades responsáveis pelas obras cobradas pela FIFA.
Quando o Brasil foi ratificado como sede, as autoridades se apressaram em propagar as vantagens que o evento traria e que o país não ia gastar recursos públicos para reconstruir os estádios no “padrão FIFA”. Hoje sabemos que era tudo balela, conversa pra “boi dormir”, que o diga o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O que se vê são obras atrasadas e preços reajustados bem acima do previsto inicialmente.
Naquele momento não passava pela cabeça do ex presidente Lula o problema que a realização do evento provocaria alguns anos mais tarde. O governo se preocupou com as arenas e deixou de lado os problemas vitais do país na área da infraestrutura, saúde, educação e segurança. No ano passado o clima ferveu nas manifestações populares de junho e julho, assustando o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional. Sem um projeto concreto para o país, o governo tomou medidas paliativas para acalmar a fúria que vinha das ruas.
As medidas aliviaram momentaneamente as tensões, uma vez que o descontentamento popular voltou no início de 2014, puxado pelos “rolezinhos” dos jovens e adolescentes nos shopping centers das grandes cidades. Dos espaços luxuosos e refrigerados para as ruas foi um pulo. O governo está de novo com um enorme ‘abacaxi’ nas mãos para descascar. Como fazê-lo, não sabemos.
Uma coisa é certa. Fica difícil promover a Copa do Mundo e mostrar o nosso país positivamente lá fora com o povo enfurecido por aqui. Não tem jeito de aparecer bonito na imagem com milhões de trabalhadores espremidos diariamente nos trens, metrôs e ônibus; com a saúde pública um caos; a educação básica um desleixo; os presídios superlotados prestes a explodir; com as obras de infraestrutura prometidas para a FIFA inacabadas e a guerra da polícia com a bandidagem nas grandes cidades. Com um Congresso Nacional pífio que só pensa em emendas parlamentares e reeleição e um governo incompetente, o sucesso da Copa é uma incógnita. A pesquisa Ibope, divulgada pela Rede Globo, em 22 de fevereiro último, mostra que só 38% da população brasileira apoia a realização da Copa no país da “chuteira”. É nesse clima de incerteza que o Brasil promove a Copa de Futebol e logo em seguida as eleições, aí sim, o grande momento para o povo varrer do poder político os incompetentes arraigados nos poderes Executivo e Legislativo do Brasil.
Quanto ao fuleco, é mascote da Copa do Mundo Fifa 2014, representa o tatu-bola, uma espécie nativa do Brasil e que corre o risco de extinção. O bicho não tem nada a ver com as lambanças governamentais na organização do torneio, agora se depender das autoridades que aí estão, corre sério risco de ser varrido por completo da terra num curto espaço de tempo.


'Indulto de quaresma' coloca 108 presos nas ruas


Eles deixaram o local na segunda-feira (10) e precisam retornar no próximo dia 17.
O benefício atinge quase um terço dos aproximadamente 360 internos que cumprem pena no regime.
Coincidência ou não, só ontem, data em que houve a liberação, quatro assaltos foram registrados no município – dois supermercados, uma residência e um adolescente - e outras duas tentativas, num Posto de Atendimento da Caixa Econômica Federal e numa Casa Lotérica.

# Enersul quer reajuste de 12,65% na tarifa de energia a partir de abril

A Enersul enviou relatório para a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) pedindo reajuste de 12,65% na tarifa de energia elétrica em Mato Grosso do Sul para ser aplicado a partir de 8 de abril. A decisão, porém, fica a cargo da Aneel. Isso significa que, se o cliente paga hoje uma conta de R$ 150, com o reajuste, o valor saltaria para R$ 168,9.
Segundo as projeções enviadas pela concessionária de energia, o principal responsável pelo aumento é o alto custo de funcionamento das usinas termoelétricas, que foram acionadas em 2013 e que devem continuar funcionando em 2014 para contrabalançar a diminuição de energia produzida pelas usinas hidroelétricas.

Esse problema decorre tanto da falta circunstancial de chuvas quanto de obstáculos impostos no passado à construção de novas usinas dotadas de reservatórios com capacidade de armazenar água na época de chuvas fartas para uso nas estiagens.
Ainda conforme a Enersul, caso a condição climática fosse favorável, o aumento seria de 4,87%, abaixo da inflação de 5,95% (IGPM).

Assaltantes não encontram dinheiro e ateiam fogo em comércio

Assaltantes atearam fogo no escritório de um açougue na madrugada de hoje (11) em Campo Grande. Eles entraram no estabelecimento pelo forro e como não encontraram dinheiro e nem objetos de valor, colocaram fogo no cômodo, que ficou completamente destruído.
Segundo o Campo Grande News, o Corpo de Bombeiros foi acionado e os militares levaram aproximadamente 1h30 para apagar.
Os prejuízos ainda não foram calculados pelos proprietários, que não quiseram se identificar. Eles relataram que não é a primeira vez que foram vítimas de bandidos e o caso será investigado pela polícia.

Corpo de adolescente desaparecido em rio é encontrado

O corpo do adolescente de 15 anos desaparecido desde sábado (8) no rio Taquari, no município de Coxim, foi encontrado ontem (10). Segundo o Corpo de Bombeiros, ele estava distante aproximadamente 10 km do local do afogamento.
De acordo com o G1/MS, o pai da vítima, que ajudava nas buscas, avistou o corpo às margens do rio, na região da Ilha do Governador, e avisou os socorristas
O incidente aconteceu enquanto o adolescente nadava com um amigo, tentou atravessar o rio e não conseguiu retornar. Ainda conforme o portal, o rapaz tentou ajudá-lo, mas a forte correnteza o impediu.
De acordo com os bombeiros, equipes começaram a procurar o garoto no mesmo dia.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Começa hoje Campanha de Vacinação contra HPV em pré-adolescentes

Começou nesta segunda-feira (10) a vacinação contra HPV (Papilomavírus humano) em pré-adolescentes de 11 a 13 anos. Em todo o Estado a previsão é vacinar 67,4 mil, deste total, 20 mil em Campo Grande.
Ao Estado, serão enviadas 141,5 mil doses ao longo de 2014. Será utilizada a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) da doença. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.
O esquema de vacinação proposto pelo Ministério da Saúde prevê um composto de três doses. Sendo a segunda (dose) daqui a seis meses e a terceira prevista para cinco anos depois.
Para as pré-adolescentes indígenas a faixa etária é diferente sendo de 9 a 13 anos de idade. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), esta vacina é específica contra este vírus e não protege para outras doenças, tanto que nesta campanha novamente será dado importância à conscientização sobre o uso de preservativos entre os jovens.
Após a vacinação deste ano específica para esta faixa etária, a política nacional de saúde prevê a partir de 2015 vacinas as pré-adolescentes de 9 a 11 anos.
Esta campanha será realizada em função da alta incidência e mortalidade do câncer do colo do útero, que se tornou um problema de saúde público, que possui forte potencial de prevenção e previsão de cura caso seja identificado no período inicial.

Bernal aciona “tropa de choque” para sair em defesa nos bairros e feiras

O prefeito Alcides Bernal (PP) acionou uma “tropa de choque” feminina para fazer a defesa do mandato nos bairros e feiras livres da Capital neste domingo (9). Secretárias do prefeito e assessores se dividiram em panfletagem, onde expuseram os projetos e ações de Bernal, além de incentivar a população a participar da sessão do julgamento do mandato, marcada para o dia 12 de março.
O grupo pequeno, de cerca de 10 pessoas, começou pela Feira do Guanandi, mas não tinha nem sequer os vereadores que apoiam o prefeito. “Estamos mostrando a população o que o Bernal fez durante um ano e dois meses a frente da prefeitura, como valorização do servidor, redução do passe de ônibus e ações na saúde, vamos mostrar que ele merece ficar na prefeitura”, disse a secretária municipal da Mulher, Jacqueline Hildebrand Romero, durante caminhada na feira do Guanandi com o camiseta "Secretarias em Ação".
Ao seu lado, durante a panfletagem, a titular da Funesp (Fundação Municipal de Esporte), Leila Machado, afirmou que esta iniciativa visa conscientizar a população sobre o processo político de Campo Grande, para que as pessoas possam acompanhar o andamento do processo.
“Temos que alertar a população sobre o que está acontecendo e pedir que eles acompanhem tudo pelas mídias sociais e para aqueles que estiverem a disposição irem até a sessão de quarta-feira”, explicou ela.
Já a secretária da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande), Ritva Viera, preferiu partir para o ataque aos vereadores, ressaltando que este julgamento não passa de um “golpe político” e que eles não têm direito de ir contra o voto popular.
“Se quiserem retirar o prefeito precisam esperar a próxima eleição e vencer nas urnas, viemos até aqui conscientizar a população e incentivá-los a participar da sessão de quarta-feira”, afirmou ela.
Ritva ainda revelou que foram entregues 5 mil panfletos na feira do bairro Guanandi e que o grupo estava seguindo para feira da região das Moreninhas. “Haverá ações em toda cidade durante este domingo e nos próximos dias, estamos empenhados nesta campanha”.
Além de falar das ações de Bernal, os panfletos ainda acusam os vereadores de “golpe” com a sessão de julgamento da Comissão Processante. Depois de elencar os projetos da administração o panfleto deixa um recado: “E mesmo assim querem cassar o mandato do prefeito e dar um golpe na nossa democracia. Vamos reagir”.


Governador participa hoje de lançamento do Mês da Mulher

O governador André Puccinelli (PMDB) participa, nesta segunda-feira (10), da solenidade de lançamento da Campanha do Mês da Mulher, às 9h, no auditório da Governadoria, em Campo Grande. Já às 19h30 tem prevista participação em assembleia sobre segurança pública na Escola Estadual Ada Teixeira, no Bairro Campo Belo.
No primeiro compromisso, Puccinelli participa da abertura da Campanha do Mês da Mulher, que prevê a realização de palestras, oficinas de artesanato e blitz educativas.

A campanha que tem por tema “Toda Mulher traz dentro de si a força para chegar onde quiser” e contará hoje com palestra da diretora-executiva do Instituto Patrícia Galvão - Mídia e Direitos, Jacira Melo. O calendário de ações podem ser consultado no link da Campanha.
Para o período da noite, o governador tem participação prevista na 1ª Assembleia Geral da Escola Estadual Ada Teixeira, no Bairro Campo Belo, onde a comunidade se reúne com o comando da Polícia Militar para requerer a instalação de posto policial na região e, assim, reforçar as ações de segurança.

Mãe de bebê que morreu queimado é detida sob suspeita de negligência

A mãe da menina Ketlyn, de 1 ano e 8 meses, foi detida e levada à delegacia para prestar depoimento sobre a morte da filha durante princípio de incêndio neste domingo, no Jardim Los Angeles. Segundo a delegada Gabriela Stainle, a mulher teve de ser algemada porque estava descontrolada.
Vizinhos contam que a mãe, Denise Alves, é usuária de drogas e negligente no trato com os dois filhos, o bebê e um menino de 3 anos. A dona de um bar da região, informou, inclusive, que a mulher estava bebendo quando aconteceu o incêndio e se recusou a voltar para casa. “Diariamente ela vem beber”, relata Cristiame Moraes.
O fogo começou por volta das 15 horas na casa da rua Mansour Contar. No local, estavam apenas Ketlyn, o irmão e a avó, que é cadeirante e não fala. Em pouco tempo, segundo testemunhas, a fumaça tomou conta do lugar. A menina estava em um cercado infantil, conhecido como “chiqueirinho”, que foi consumido pelas chamas.
“Eu ainda tentei tirar o bebê de lá, mas tinha muita fumaça. Daí, um vizinho foi e pegou ela, mas já estava sem respirar. Ela estava de bruços, muito queimada”, detalha Valeria Cristina Viana, uma das moradoras da rua onde ocorreu o incêndio. A morte foi confirmada quando a menina chegou a unidade de saúde.
Quando a Polícia já estava no local, a mãe apareceu muito nervosa e gritando. Denise foi algemada e colocada na viatura. “Por várias vezes a aconselhamos a deixar as drogas e cuidar dos filhos. Quem sabe depois dessa tragédia ela mude”, comenta Cristiane.
A casa da família é muito simples, com uma corda segurando o portão de entrada e uma placa na porta sobre venda de roupas novas e seminovas. Mas a única renda, segundo os vizinhos, é a pensão da avó das crianças.
A aposentada inalou muita fumaça e foi levada para casa de amigos na região. O Conselho Tutelar foi acionado por conta do outro filho de Denise. O menino não teve ferimentos, mas parece bastante assustado.

DOF apreende 405 kg de maconha e batedor com veículo adulterado

Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) abordaram por volta das 07h30 do último sábado, dia 08 de março, durante bloqueio policial realizado na rodovia MS-487, região de Navirai, um veículo Fiat/Siena, de cor preta, com placas de Canoas/RS, dirigido por G.R.S.J, 29 anos, morador em Porto Alegre/RS.
Durante a abordagem do veículo, outro automóvel um VW/Saveiro, de cor preta, com placas da cidade de São Borja/RS, que vinha no mesmo sentido foi orientado a parar, mas no entanto não obedeceu a ordem de parada e transpôs o bloqueio policial, momento que teve inicio um acompanhamento tático até o motorista abandona-lo á alguns quilômetros a frente do local de bloqueio, fugindo por uma mata existente as margens da rodovia.
No veículo Saveiro foram localizados acondicionados na carroceria vários fardos contendo 388 tabletes de maconha totalizando 405 quilos da droga.
Após checagem realizada no setor de comunicações do DOF, constatou-se que o veículo era produto de roubo/furto na cidade de Gravataí/RS. Por outro lado os policiais que ficaram para fiscalizar o Fiat/Siena, descobriram durante checagem que o veículo tinha sinais de adulteração na numeração do motor, e ao questionarem o condutor G.R.S.J, sobre o fato, este relatou que estaria trafegando junto com o VW/Saveiro e que estaria realizando o papel de “batedor” para observar se havia policiais na rodovia, e que pelo serviço receberia certa quantia em dinheiro.
Diante dos fatos, o motorista foi preso e encaminhado juntamente com os veículos e a droga para a Delegacia de Polícia Civil de Navirai, para as providências pertinentes à Polícia Judiciária.


Liquida Dourados movimenta comércio a partir desta segunda-feira


Começa nesta segunda-feira, dia 10 de março, a 16ª edição do Liquida Dourados. Serão cinco dias de promoção coletiva no comércio de rua e no shopping, terminando no sábado. Nas lojas identificadas com as bandeirolas da campanha, os descontos podem chegar a até 70%. A intenção dos lojistas é queimar os estoques para investir na compra de novos produtos. Os empresários ainda podem aderir à campanha.
Serão aproximadamente 100 pontos de vendas que vão oferecer descontos especiais ao consumidor. A grande diferença da Liquida Dourados em relação a outras queimas de estoque, segundo o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Dourados), Cândido Gimenez, é a abrangência. “A Liquida não está restrita a um segmento específico, ela abrange as lojas de rua, shopping e até o comércio de bairro”, disse.
A entidade espera um crescimento de 15 a 20% nas vendas em relação ao evento realizado em setembro do ano passado. Os seguimentos participantes são os mais variados, entre roupas, calçados, móveis, papelarias, eletrodomésticos, bijuterias, entre outros. “Pedimos a atenção dos consumidores de Dourados e região para aproveitar  as promoções porque é um momento bacana para comprar produtos de qualidade e com um preço mais barato”, acredita o Gimenez.
“Chegou a hora de comprar calçados, roupas, decoração, perfumes, celulares, móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, e muito mais, no Liquida Dourados”, enfatiza. Segundo Gimenez, o “Liquida Dourados” está em sua 16ª edição e tem como finalidade aquecer a procura pelo comércio em um período em que as vendas geralmente são mais baixas. “É uma oportunidade para os comerciantes desovarem os estoques para a nova estação”, disse o presidente da CDL.
Os empresários interessados em participar do Liquida devem comprar um dos kits da campanha. Maiores informações podem ser obtidas na CDL, pelo telefone 3422-9261. A 16ª edição do Liquida Dourados é uma realização da CDL de Dourados e do Shopping Avenida Center e tem como apoiadores a Prefeitura de Dourados, o Shopping Avenida Center, a Madeireira Sorigoti, Stylus Lingerie e a Gráfica Akatsuka.

Casal morto na Bororó é identificado pela polícia

O casal de indígenas encontrado morto hoje pela manhã na casa de número 280 na aldeia Bororó, em Dourados, foi identificado pela Polícia Civil como Eladio Daniel Nunes, 42, e Maricleide Isnarde Batista, 39.
De acordo com o que foi apurado pela polícia até o momento, Maricleide foi morta com duas pancadas na cabeça, e estava dentro da casa. O corpo dela estava em avançado estado de decomposição.
Já Nunes estava fora da residência, e também teria morrido por causa de uma pancada que levou na cabeça. Os corpos foram encaminhados para o IML (Instituto Médico Legal).
Segundo a polícia, moradores  da aldeia disseram que na quinta e sexta-feira os indígenas estavam na companhia de outro casal ainda não identificado consumindo bebidas alcoólicas, e que isso poderia ter motivado uma discussão e, consequentemente, as mortes. O caso está sendo investigado.




sexta-feira, 7 de março de 2014

Campanha alerta sobre risco de câncer nas mulheres


No “Dia Internacional da Mulher”, a Prefeitura de Nova Andradina dará início à campanha “Mulher… Derrube os Mitos!”… Vida Plena é seu Direito. A ação será desenvolvida nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) e contemplará as áreas urbana e rural do município. 
As etapas de coleta de preventivo do câncer do colo uterino e exame clínico das mamas foram definidas pela Secretaria Municipal de Saúde e vão até o dia 15 de março. “Queremos derrubar os mitos do medo, da vergonha e do preconceito”, ressaltou o secretário Silvio Senhorini.
De acordo com o gestor, as ações correspondem à determinação do prefeito Roberto Hashioka e integram as atividades relacionadas ao “Mês da Mulher”. “A iniciativa tem como objetivo promover um chamamento às mulheres que nunca realizaram os exames preventivos”, reforçou.
As atividades têm inicio no dia 08 nos ESFs dos bairros Centro, Centro Educacional, Irman Ribeiro, Horto Florestal, Durval Andrade Filho, São Vicente, Vila Beatriz e Vila Operária. O horário de atendimento será das 07h às 11h e das 13h às 17h. A campanha prossegue nos dias 10, 11, 12, 13 e 14 de março, das 17h às 21h.
Já na zona rural, o “Dia D” acontecerá no dia 15 de março no ESF Nova Casa Verde. O atendimento será das 07h às 11h e das 13h às 17h. As ações contam com o apoio da Secretaria Executiva de Políticas Públicas para Mulher, Gerencia de Assistência à Saúde, Gerencia de Ações Estratégicas e Equipe Saúde da Família.

Vacinação contra HPV começa dia 11 nas escolas de Dourados


Diretores de escolas públicas e particulares que possuem alunas dentro da faixa etária atingida pela campanha de vacinação contra HPV foram informados pela Prefeitura de Dourados sobre o cronograma de aplicação das doses nas escolas.
O trabalho dos agentes nas instituições de ensino começa em 11 deste mês, um dia após o início da campanha nacional e deve terminar em 10 de abril. Serão atingidas pelo menos 60 escolas.
As equipes de vacinação das unidades de saúde vão aplicar doses nas estudantes de suas áreas de abrangência. Também haverá instituições em que o trabalho será realizado diretamente pelo Núcleo de Imunização da prefeitura, em parceria com os cursos de enfermagem da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e Unigran.
Antes do início das atividades, os professores de biologia e ciências devem explicar às alunas sobre a importância da vacina. Os diretores das instituições ainda devem reunir os pais para explicar a necessidade da aplicação das doses e o cronograma. Nas reuniões, os responsáveis pelas adolescentes vão receber um termo de recusa, que devem assinar caso não queiram que as jovens tomem a vacina.
Segundo Carla Cristina Ribeiro da Silva, gerente do Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde, é importante os pais permitirem a aplicação das doses. “A vacina é uma prevenção contra o câncer de colo de útero que pode aparecer a partir dos 25 anos de idade. No entanto, é vacinando nesta faixa etária da campanha é que temos a garantia de maior efetividade para prevenir a doença”, afirmou.
Devem tomar as doses as meninas entre 11 e 13 anos de idade. Nas comunidades indígenas a faixa etária é ampliada, de 9 a 13 anos, porque estas têm chance de se expor ao risco mais cedo. Ao todo, a meta é vacinar 6 mil pessoas em Dourados.
Além das escolas, as doses também estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde da família. Caso a jovem não tenha carteirinha de vacinação, esta será entregue no momento da aplicação da vacina.
A vacina quadrivalente contra o papilovírus humano (HPV) foi incluída neste ano no Calendário Vacinal do SUS (Sistema Único de Saúde) e a intenção é de que seja uma aliada nas ações para o rastreamento do câncer do colo de útero e uma ferramenta importante na prevenção contra a doença, que representa a segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres em todo o país.
Cada menina deve tomar três doses da vacina. A segunda dose deve ser tomada seis meses e a terceira dose cinco anos após a primeira, ou seja, a adolescente que tomar a primeira dose na campanha de março deste ano, deve tomar a segunda em setembro e a terceira em março de 2019.

Homem e adolescente são executados em MS e garoto de 16 anos sobrevive ao atentado


Um homem de 28 anos e um adolescente de 17 anos foram assassinados na noite de quinta-feira (6), em Paranaíba a 413 km de Campo Grande. Um adolescente de 16 anos também foi atingido por tiros e sobreviveu ao atentado. De acordo com o Jornal Tribuna Livre, a Polícia Civil investiga o caso como execução.
O delegado Francisco Antonio Moreira informou à imprensa local que havia uma grande quantidade de cápsulas de arma, provavelmente semiautomática e mais de um calibre, assim como projéteis.
Moreira disse ainda que há dúvidas com relação à quantidade de pessoas envolvidas. O adolescente que sobreviveu ainda não conseguiu relatar à polícia uma versão clara sobre o que aconteceu.

Engenheiro é indiciado por homicídio culposo na morte de pintor decapitado.


A Polícia concluiu as investigações que apuravam a morte do operador de pintura Leandro Carvalho, 34 anos, ocorrida em 5 de dezembro de 2013, no macroanel rodoviário da BR-163 na Capital.  Foi indiciado por homicídio culposo o engenheiro T.H.C.S., 53 anos, responsável pela obra.
“Exames periciais e depoimentos testemunhais confirmaram que o trabalhador não utilizava equipamentos de proteção individual na hora do acidente, e ainda, que o equipamento não tinha condições de segurança para operação”, afirma o delegado responsável pelo caso, Tiago Macedo dos Santos.
Leandro foi morto enquanto trabalhava na pintura da BR-163. De acordo com as investigações, o pintor manuseava um cilindro de tinta pressurizado quando a tampa escapou e foi lançada contra a cabeça da vítima. Leandro teve parte do crânio decapitado e arremessado na pista.
Para a polícia ficou comprovado que o equipamento utilizado foi fabricado de forma artesanal, em desacordo com as normas regulamentadoras aplicáveis à espécie, especialmente aquelas expedidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. “Além do mais, a fabricação artesanal não foi precedida de projeto ou assistência por engenheiro mecânico, de modo que ficou caracterizada a negligência do responsável pelo maquinário e o proprietário da empresa executora dos serviços, que é engenheiro civil”, diz o delegado.
As investigações comprovam ainda que a obra de pintura asfáltica do macroanel era executada por uma empresa terceirizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e estava irregular perante o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do MS (Crea).
“Não havia sequer os registros das anotações de responsabilidades técnicas necessárias para operação, razão pela qual o Ministério Público do Trabalho foi acionado pela Polícia Civil para fiscalizar as obras e impedir que novos acidentes dessa natureza aconteçam com os trabalhadores”, enfatiza o delegado.
De acordo com o delegado, o engenheiro T.H.C.S., empreiteiro da obra e responsável técnico do equipamento defeituoso, foi indiciado pela prática de homicídio culposo, quando não há intenção de matar e caso condenado poderá ser apenado com 1 a 3 anos de prisão.

Com nova data de julgamento, vereadores ainda podem mudar o voto e cassar Bernal


Foi por telegrama que a Câmara de Campo Grande ficou sabendo na manhã desta quinta-feira (6) que pode realizar novamente a sessão de julgamento do relatório da Comissão Processante, que investiga atos de improbidade administrativa contra o prefeito Alcides Bernal. A decisão do Superior Tribunal de Justiça que revogou o acórdão do desembargador João Batista Costa Marques, que havia suspendido a Comissão Processante contra o prefeito da Capital, Alcides Bernal, permite que os vereadores marquem nova data em até trinta dias.
A votação pela indicação ou não da cassação de Bernal recomeçará do zero, abrindo a possibilidade para que os vereadores mudem seus votos que, apesar de não anunciados na última sessão do dia 26 de dezembro, estavam na maioria declarados. O anúncio foi feito oficialmente em coletiva realizada pelo presidente da Comissão, Edil Albuquerque (PMDB) e o relator Flávio César (PT do B).
Apesar de a decisão ser publicada somente na segunda-feira (10) no STJ, o telegrama ressalva que este é um comunicado oficial e que o prazo começa a correr a partir de hoje. O prefeito tem que ser convocado com prazo mínimo de 24 horas de antecedência, impedindo a realização de uma sessão nesta sexta-feira.
Votação
A data ainda não foi marcada pelos vereadores. “O relatório será lido novamente para que não haja nenhuma insegurança jurídica e que não sejamos questionados por nenhum vício formal. Devemos começar a sessão do zero”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Mario Cesar (PMDB).
Segundo Edil, o rito da sessão será o mesmo da sessão suspensa. “O prefeito é convidado a prestar esclarecimentos e terá duas horas para se defesa. Cada vereador fará o voto aberto e terá 15 minutos para se justificar”.
Acórdão
O STJ entendeu que os vereadores não poderiam ter o direito de legislar interrompido com a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, que suspendeu a sessão de votação. Segundo o assessor jurídico da Câmara, Fernando Pineis, o argumento ao STJ era de que não deveria existir uma suspensão a Comissão Processante, já que ela não existia mais. "O que existia era uma sessão de julgamento, pois o relatório final já estava concluído", explicou o assessor.

Tráfico humano: MS tem 'tabela de preços' para mulheres de acordo com a cor, diz especialista.


Quando soube que a Campanha da Fraternidade deste ano trataria do tráfico humano, a cúpula católica em Mato Grosso do Sul tratou de chamar a assistente social Estela Scandola para saber mais sobre o tema.
Referência no assunto, integrante da Rede Feminista dos Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, doutorando pela Universidade de Lisboa e cuja história de vida confunde-se com o estudo de temas sociais espinhosos, ela ajeitou o cabelo cuidadosamente pintado de roxo e parou um pouco de escrever seu artigo sobre a influência da globalização no tráfico de pessoas para conversar com o Midiamax.
Estela destaca a importância da Igreja na discussão e prevenção do tráfico de gente, a dificuldade na articulação de ações conjuntas de combate e a triste realidade das vítimas, de homens semianalfabetos em busca do sustento de suas famílias a crianças e adolescentes usadas como mercadorias do sexo.
O que representa uma instituição como a Igreja Católica trazer à tona o tema tráfico humano?
É uma força muito grande porque a igreja, todas elas, tem uma capilaridade imensa nas comunidades, isso é fundamental. Segundo, a igreja consegue atrair a grande imprensa e dizer o que está acontecendo. Mas é preciso tomar cuidado para que valores conservadores presentes na igreja – não estou dizendo que toda a igreja é conservadora – não nublem a garantia de direito das pessoas. É preciso que a garantia de direito suplante a questão do que eu penso sobre o que a pessoa está fazendo. (A garantia de direito) Tem que ser, pensando em carnaval, a comissão de frente.
Recentemente fui abordada após uma palestra em uma igreja e me disseram: “Estela, acho bonito o jeito que você fala, só que é o seguinte, se a mulher quer continuar em pecado o que eu posso fazer?”. A pessoa não entendeu o que eu tinha dito. Estou dizendo: no enfrentamento ao tráfico não cabe nenhum julgamento sobre aquilo com que as pessoas estão trabalhando, não cabe a nós nenhum julgamento.
E a atuação policial?
Uma das coisas que questiono são os shows policiais. Isso é muito complicado para nós que enfrentamos o tráfico de pessoas. Fazem um furdunço, a imprensa inteira sabe... e a pergunta é: o que aconteceu com as mulheres? Em um caso de Rio Brilhante, em que a notícia foi “polícia estoura casas de prostituição”, liguei imediatamente para o delegado: “o que vocês fizeram com as mulheres?”. “As brasileiras, falamos pra elas irem pra casa. As paraguaias mandamos para a Polícia Federal em Dourados.”
Não se trata só de um trabalho de combate ao crime...
Você tem que ter um trabalho articulado de proteção às vítimas. O atendimento, a atenção às mulheres em situação de tráfico é fundamental.
A senhora integrou a Pesquisa sobre Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual Comercial no Brasil feita em 2000. O que mudou de lá para cá?
A Pestraf (Pesquisa sobre Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual Comercial no Brasil) foi decisiva para se implantar a Política Brasileira de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Porque foi feita no Brasil inteiro e denunciou a existência do problema, cientificamente. Junto com a Pestraf tivemos a CPI (da Exploração Sexual) em 2004, quando houve no Brasil a ratificação do Protocolo de Palermo e a mudança no Código Penal, que é uma mudança muito pequena (uma alteração no artigo 231, que passa a considerar o tráfico de pessoas para fins de exploração sexual feito internamente no País).
E a legislação nacional facilita o combate?
O Brasil não tem uma lei antitráfico humano. Em 2006, aprovou a política nacional, mas o fez por meio de um decreto presidencial. Do ponto de vista do cumprimento das recomendações internacionais, o Brasil está descoberto por uma legislação antitráfico humano. A partir de 2000, você tem mais operações de enfrentamento ao tráfico, mas ainda baseada na visão internacional.
O que é muito ruim nesta novela, Salve Jorge (transmitida no ano passado pela Rede Globo), não é algo que nos ajuda a falar o que realmente acontece, porque pautou o tráfico a partir da saída das pessoas do Brasil, mas o maior índice é entrando e internamente. Belo Monte (Pará) é exemplo disso, rio Madeira, Jirau é exemplo disso. Quando você tem uma grande obra, você não tem o tráfico só para fins sexuais.
Vamos pegar como exemplo um município pequenininho qualquer, as mulheres que foram encontradas em condição de cárcere por dívida ou do não conhecimento da estrutura local de garantia de direito, por exemplo, uma mulher que não fala português, ela não sabe procurar seus direitos, ela entrou de forma irregular no Brasil, ela não quer ser pega.
Essas mulheres não estavam necessariamente só no mercado sexual, ela podia estar de dia no mercado alimentício e à noite fazia programas sexuais.
O que sabemos especificamente sobre a situação do tráfico humano em Mato Grosso do Sul?
Temos umas oito pesquisas bem-feitas, a Pestraf, uma que fala o que aconteceu com homens que saíram do trabalho escravo, um ano depois – esta muito interessante –, temos sobre exploração sexual de crianças e adolescentes na fronteira, sobre o impacto do setor sucroalcooleiro na exploração sexual.
Nesta pesquisa identificamos algo que a gente ficou abestada: as mulheres neste mercado sexual, as brancas têm um preço, as de pele mais escura têm outro preço, as negras quase preço nenhum e as indígenas nenhum preço.
Sobre a invisibilidade dos adolescentes, hoje você não tem mais pontos de exploração. A forma de aliciamento não é mais ponto de rua, é internet e telefone. As condições em que se traficam adolescentes na região de fronteira por exemplo, têm a ver com o intenso trânsito sem a atuação das políticas públicas. A fronteira em si não é problema para nós, a falta de políticas públicas sim. A fronteira todo mundo atravessa, faz compra. Quando dá o problema? Quando alguém tem seus direitos violados, aí a política pública: “ah, não posso ir, porque é fronteira”.
O que se deve fazer para combater o tráfico de pessoas?
Precisa fazer ações de prevenção real, não só ações de fazer palestra, isso é cristaleira. Se você tem um trabalho em favor das mulheres, dos desempregados, você efetivamente está enfrentando o tráfico. Se uma mulher está criando seus filhos sozinha, ela tem que ser destinatária de políticas públicas. Porque ela está ali no sufoco, mas ela tem uma fortaleza importante, ela quer sair dali e sustentar seus filhos.
Quando você tem um conjunto de homens com baixa escolaridade. Aí alguém diz “ah, mas homem não gosta de estudar”. Na verdade, a escola não se preparou para este tipo de público, ainda é aquela feita nos anos 70 para atender pessoas comportadinhas que concordam com tudo que o professor fala. Temos que ter políticas de base, valorização das mulheres, enfrentamento ao machismo.
Por exemplo, quando o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) dá um empréstimo imenso para instalar uma destilaria, junto com o empréstimo tinha que vir a exigência da responsabilidade dos empresários nisso, sem isso a pergunta é: “quando você tem um alojamento de 600 trabalhadores que se instalam em uma cidade e ali se instala um mercado sexual, de quem é a responsabilidade?”. É também do empresário, mas é também de quem financiou isso.
Dizemos isso muito, quem é que financiou o tráfico de pessoas para Belo Monte? O BNDES. Financiou a grande obra. Quem é que deu o dinheiro sem exigir nada dos empresários? Temos outro trabalho, e aí a igreja pode colaborar bastante, que é instalar a discussão na comunidade. E o atendimento às vítimas. Uma das coisas terríveis que a gente aponta (na pesquisa feita um ano depois com homens retirados de situação de trabalho escravo) é que, quando os homens voltaram para suas cidades, nenhuma política pública os atendeu. Eles chegaram em casa mortos de vergonha, com pouco dinheiro, as famílias bravas pela perda do sustento. E agora, fazer o quê?.

Polícia procura ladrão que roubou e estuprou adolescente de 12 anos em casa.


A Polícia Civil está à procura de Richard Rubens Virgínio, conhecido como Murrá, de 27 anos. Ele é o principal suspeito de ter assaltado a casa de uma menina de 12 anos e a estuprado, no Jardim Taveiropolis.
De acordo com a delegada Regina Márcia, da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) ele está foragido a uma semana da polícia.
“Ele havia levado dois celulares e a câmara fotográfica quando assaltou a casa. E a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) prendeu o receptador das mercadorias roubadas. Dessa maneira conseguimos identificar a identidade do suspeito”, comenta Márcia.
Richard já tem passagens por porte de drogas, furtos e lesão corporal dolosa. “Ele tem uma extensa ficha criminal e a polícia acredita que ele ainda não saiu da cidade”, comenta a delegada.
Quem tiver informações sobre a localização do suspeito pode ligar para o numero 3323-2500, direto da Depca, ou no 190 da Polícia Militar.
O caso
De acordo com a Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 9h30 do dia 7 de fevereiro.  O homem teria entrado para roubar a residência e se deparou com a menina, que foi amarrada e teve o rosto tapado durante o ato. A criança estava sozinha na casa.
Depois do o ocorrido a menina ligou para a mãe, que acionou a polícia. 

Samu nega socorro e criança de 8 anos chega morta ao posto, diz família

A família do menino Heber Caio Romero, 8 anos, que morreu nesta madrugada por conta de uma reação alérgica, reclama que o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), negou socorro e a criança já chegou morta no Centro Regional de Saúde do Bairro Tiradentes.
De acordo com o pai do garoto, Robson Silva Ribeiro, 38 anos, na terça-feira de Carnaval (4), Heber torceu o joelho esquerdo jogando bola com os irmãos no quintal de casa no bairro Vivendas do Parque, em Campo Grande. Além de Heber, Robson tem mais sete filhos.
Alegando não ter condições de levar o menino ao médico, o pai contou que a mãe partiu a metade de um comprido Torsilax - combinação de relaxante muscular, anti-inflamatório e analgésico - e deu para a criança.
Por conta disso, no dia seguinte o menino amanheceu com uma reação alérgica ao medicamento, teve calombos roxos pelo corpo e inchaço na lesão da torção.
Robson, que trabalha como segurança, contou que na madrugada de hoje estava trabalhando, quando a mulher ligou por volta das 3h30 dizendo que o filho havia piorado. “Desesperada, a minha esposa acionou o Samu e explicou a situação da criança, mas eles disseram que o caso não era grave e por conta disso não podiam fazer o transporte”, diz Robson.
A mulher então começou a bater de porta em porta, quando um vizinho colocou a criança no carro a levou para o Centro de Saúde 24 horas do bairro Tiradentes. “Ele chegou morto na unidade”, contou. Segundo ele, o que mais revolta é o critério de seleção do Samu.
O coordenador do Samu, Luiz Antônio Costa, informou que só irá se manifestar através da assessoria de imprensa. Ele disse que ia encaminhar a documentação para que os dados da ocorrência fossem divulgados à imprensa.

Mulher tem perna dilacerada em acidente na Avenida Júlio de Castilho.

Uma motociclista teve a perna dilacerada, na manhã de hoje (6), depois de colidir a moto CB 300 em um caminhão no cruzamento da Avenida Júlio de Castilhos com a Rua Yokoama, em Campo Grande.
Maria Cristina Salina Jardim teve a pele da perna esquerda arrancada e foi encaminhada para a Santa Casa. Ela estava acompanhada por um homem, não identificado, que ficou com um corte no pé. No chão, era possível ver pedaços da pele que foi arrancada.
O acidente ocorreu por volta das 9h, no sentido centro-bairro. Os dois veículos seguiam no mesmo sentido quando o caminhão sinalizou e virou na Yokoama. Segundo testemunhas, a motociclista tentou ultrapassar o caminhão Volkswagen pela direita e acabou batendo na lateral do veículo.
De acordo com o motociclista, Ailton da Silva, 46 anos, que presenciou o acidente, o caminhão sinalizou que iria virar na Yokoama. “A mulher pode não ter visto e, como ela parecia seguir na Júlio de Castilho, ela acabou ultrapassando pela direita”, disse.
Já o condutor do caminhão, Adelcio dos Santos, 47 anos, relatou que nunca havia se envolvido em um acidente em 20 anos de profissão. Ele tinha por destino a cidade de Bandeirantes, de onde seguiria para Cuiabá, mas decidiu passar na casa dos pais para pegar uma muda de roupa.
Polêmica- No cruzamento da Yokoama com a Júlio de Castilhos há dois semáforos, um novo que está desativado e outro antigo em funcionamento. No semáforo colocando recentemente há uma placa de sentido obrigatório, indicando que os motoristas não podem mais virar na Yokoama, que sempre foi mão dupla. A sinalização, colocada há cerca de duas semanas, tem causado confusão nos motoristas.
Alguns motoristas não sabem se a proibição já está valendo ou não, já que o semáforo novo ainda está desligado.
Por conta da nova sinalização, o condutor do caminhão pode ser multado por dirigir na contramão.

Novo teste de câncer de próstata pode aposentar toque retal.

Um teste barato, fácil e preciso para detectar o câncer de próstata pode estar disponível nos próximos meses. Estudos mostram que o novo teste, feito com a urina, pode ser duas vezes mais confiável  que o exame de sangue existente para a detecção da doença.
O teste também informa aos médicos a gravidade do câncer. Além de salvar vidas, vai aposentar, segundo especialistas, o toque retal. É descrito como o maior avanço no diagnóstico do câncer de próstata em 25 anos.
Além de preciso, deve custar, quando chegar ao mercado, menos de R$ 40 por paciente, o que permitiria a realização de testes em todos os homens a partir dos 40 anos, como acontece com o câncer de mama.
O material foi desenvolvido por estudiosos da britânica Universidade de Surrey. Cientistas anunciaram ter chegado a um acordo com duas empresas, o que porá o teste em consultórios médicos ainda este ano.
O inventor do teste é o professor de oncologia médica Hardev Pandha, que acredita no potencial de poder detectar rapidamente a doença, salvando centenas de vidas a baixo custo.

Dourados homenageia Dia da Mulher com ações contra violência

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste sábado, dia 8 de março, a Prefeitura de Dourados, preparou, por determinação do prefeito Murilo, uma programação para todo o mês de março. A maior parte das ações é voltada ao enfrentamento à violência contra a mulher.
A primeira atividade foi realizada ontem, com palestra no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) do Jóquei Clube. Posteriormente o trabalho vai ao Cras do Água Boa no dia 11, Cras da Aldeia Bororó no dia 20, Cras do Parque do Lago no dia 21, Jardim Canaã I dia 26, Cras da Vila Vargas dia 26 e da Vila Cachoeirinha no dia 27.
As orientações serão para todos os públicos e faixas etárias atendidas pelos centros, que são referência para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

DIA 8

Amanhã, Dia Internacional da Mulher, as atividades serão concentradas a partir das 8 horas na Praça Antônio João, onde acontecem panfletagem e atividades de conscientização, com um mutirão de serviços voltados à mulher. Serão feitas orientações sobre a rede de enfrentamento e agendamento de atendimentos no Centro de Atendimento Viva Mulher, órgão da prefeitura que oferece assistência às vítimas de violência.
De acordo com a secretária de Assistência Social Ledi Ferla, as ações são um importante instrumento de estímulo às denúncias. “Nós temos um amplo trabalho em rede, nos Cras, na Assistência Social e outros órgãos, tanto de atendimento quanto para levar informação. A partir do momento em que a mulher conhece seus direitos e que existe um sistema de proteção para ela, isso gera mais denúncias e mais pessoas saindo da situação de violência”, afirmou.
Ainda no Dia da Mulher acontece na praça, às 9 horas, a campanha “Fique Sabendo”, realizada pela Secretaria de Saúde através do programa DST/Aids para alertar sobre as doenças sexualmente transmissíveis. A Polícia Militar ainda fará uma blitz na esquina da Avenida Marcelino Pires com a Rua Nelson de Araújo, às 8 horas.

SERVIDORAS

As servidoras públicas também terão programação especial neste sexta-feira, dia 7, quando haverá um café da manhã. A atividade será junto à cerimônia de posse do Conselho da Mulher e da Pessoa com Deficiência, no CAM (Centro Administrativo Municipal).
Na Câmara de Vereadores, nesta sexta-feira, às 14 horas, tem palestra aberta ao público com o tema “Desafios da Mulher na Contemporaneidade”. Já no Anfiteatro da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) o tema em debate será “Feminicídio”, hoje, às 19 horas e amanhã às 15 horas. As discussões com base nesta temática serão realizadas em torno da exibição do filme “Terra Fria”, no Cine-Clube.
No Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência – “Dorcelina Folador”, haverá um Dia de Beleza para trabalhar a autoestima das mulheres atendidas no local, no dia 12 às 13 horas. Já no dia 18 haverá às 8 horas no distrito de Itahum um encontro de mulheres.
As atividades se encerram no dia 31, no auditório da 4ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), às 19 horas, com uma audiência pública sobre Violência contra Mulheres.



Homem é preso após ser flagrado pela ex violentando a própria filha.

Um homem de 32 anos foi preso em flagrante pela polícia por volta das 7h20 desta quinta-feira (6), acusado de abusar sexualmente da filha de 14 anos. O caso aconteceu na região do bairro Jardim Los Angeles em Campo Grande. O abuso foi flagrado pela mãe da adolescente, que encontrou o ex-marido embaixo das cobertas com a filha, acariciando os seios da garota.
Segundo a Polícia Civil, ao presenciar o abuso, a mãe tentou usar um tijolo para agredir o ex-marido. Depois de ser flagrado abusando da própria filha, o acusado pegou um capacete e foi calmante embora para casa dele. A mulher acionou a Polícia Militar que prendeu o homem em casa.
De acordo com o site Midiamax, a menina contou à mãe que era ameaçada de morte e de ser espancada, caso contasse o que acontecia a alguém. Muito abalada, a adolescente prestou depoimento à polícia e relatou que os abusos teriam começado em 2008, e que já havia sido obrigada praticar sexo de várias formas com o pai.
Já a mãe, de 38 anos, contou à polícia que foi casada com o acusado por 10 anos e que possuem cinco filhos em comum. Eles se separam em 2008, por ele ser violento. A mãe ainda relatou que começou a desconfiar da conduta do ex-marido em janeiro deste ano, quando a adolescente estava lavando louça em casa e ela percebeu o ex-marido olhando de forma maliciosa para a filha. Ela proibiu que ele fizesse visitas aos filhos na ausência dela.
Na manhã de ontem, ele foi até a casa da ex-mulher, perguntou pela filha e foi ao quarto da menina. A mãe então chamou a adolescente, e percebendo que ela não respondia, foi até o cômodo e flagrou o abuso.
O homem foi detido em flagrante pelo batalhão do Aero Rancho e encaminhado para a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca). Ao ser preso, ele ainda fez ameaças à ex-mulher e a filha.
Na delegacia, o homem se recusou a prestar o depoimento e afirmou que só falaria em juízo e na presença de um advogado. A atual mulher do suspeito também esteve no local e tentou restringir o trabalho da imprensa. O suspeito possui uma extensa ficha criminal com vários registros de violência doméstica.

Além de estelionato, jovens acusadas pelo ‘golpe da criança’ responderão por corrupção de menores

Além do crime de estelionato, as duas jovens envolvidas no ‘golpe da criança com câncer’ serão autuadas também por corrupção de menores. Pâmela Souza Cezarito, 21 e Marislaine Aparecida Felipe Macedo, 19, responderão por ter envolvido uma adolescente de 13 anos na tentativa de coagir as pessoas.
Na tarde de ontem (6), o Dourados News mostrou que o trio foi flagrado próximo de uma agência bancária, na região central de Dourados por policiais militares.
Elas andavam pelas ruas em posse de uma foto retirada da internet, de uma criança com câncer dizendo.
Para aplicar o golpe, diziam se tratar de uma irmã delas, e que a mesma, precisava viajar para São Paulo, onde realizaria tratamento. As jovens já haviam arrecadado R$ 631,50, em poucas horas.
Todas são moradoras em Santa Fé do Sul (SP) e já teriam aplicado o mesmo golpe em outros lugares. Pâmela tem quatro passagens pela policia, sendo três por furto e uma por estelionato.
Ela e Marislaine continuam detidas no 1º Distrito Policial e a adolescente ouvida e liberada.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Governador assina convênios no Hospital Regional e entrega viaturas.

O governador André Puccinelli (PMDB) participa, nesta quinta-feira (6), de cerimônia de acolhimento de 53 profissionais da área de saúde e assinatura de convênios com universidades no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul). Em seguida, entrega 78 viaturas às polícias civil, militar e rodoviária, adquiridas com recurso do Ministério da Justiça. As solenidades ocorrem às 9h e 11h, respectivamente, em Campo Grande.
No primeiro compromisso, Puccinelli participa do acolhimento de 39 médicos residentes e 14 profissionais das áreas de nutrição, serviço social, enfermagem, análises clínicas, farmácia, fisioterapia e fonoaudiologia.
O evento ocorre no Auditório Jacarandá, do HRMS, onde também devem ser assinados convênios de cooperação com universidades, ofertando estágios em troca de cursos de qualificação para servidores.
Dentre as instituições estão: Anhanguera Educacional; Faculdade Estácio de Sá; Faculdade Unigran Capital; Universidade Anhaguera Uniderp; UCDB (Universidade Católica Dom Bosco); Centro Educacional Padrão; Instituto Educacional Paulo Freire e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
O governador também entrega hoje 78 novas viaturas para as polícias civil, militar e rodoviária. Elas serão destinadas a 22 municípios de fronteira do Estado. Participam da solenidade, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, representando o ministro José Eduardo Cardozo, e o secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini.
Na área de segurança, o investimento chega a R$ 20 milhões e conta com a aquisição de veículos, 1.081 pistolas e 90 submetralhadoras, 178 computadores, mobiliários, sistema radiográfico computadorizado e equipamentos que contemplam 22 dos 44 municípios sul-matogrossenses que fazem fronteira com a Bolívia e o Paraguai.
Os investimentos são realizados com recursos do Ministério da Justiça, através da segunda etapa do programa Enafron (Estratégia Nacional de Fronteiras) da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), e do governo do Estado.